PROJETO: SEMANA DA PÁSCOA
Justificativa: A Páscoa é uma data MUITO ESPECIAL para as crianças, que esperam ansiosas pelo
coelho e os ovos de chocolate.Portanto, acreditamos na necessidade de
reforça o verdadeiro significado e simbolismo desta data tão importante
para os cristãos.
Objetivo geral: Contribuir para que os alunos
possam ampliar os conhecimentos acerca do verdadeiro significado da
“Páscoa Cristã". Ajudando-os a demonstrarem amor a Jesus Cristo por seu
sacrifício e dedicação a nós, entendendo e ajudando outras pessoas a
compreenderem e viverem o verdadeiro evangelho.
Objetivos específicos:
· Conhecer o verdadeiro significado de “Páscoa”;
· Destacar os símbolos da Páscoa e o conceito de cada um;
· Vivenciar, valorizar e respeitar o verdadeiro sentido da Páscoa em sua vida;
· Estimular a imaginação e a dramatização das crianças;
· Promover e estimular a linguagem oral;
· Desenvolver atenção e coordenação motora fina e ampla.
Conteúdos:
. Data comemorativa: Páscoa;
. Afetividade e solidariedade;
· Motricidade fina e ampla;
· Expressão corporal e oral;
· Expressões gráficas: desenho, pintura, alinhavo, montagem;
· Historinhas bíblicas;
· Destacar os símbolos da Páscoa e o conceito de cada um;
· Vivenciar, valorizar e respeitar o verdadeiro sentido da Páscoa em sua vida;
· Estimular a imaginação e a dramatização das crianças;
· Promover e estimular a linguagem oral;
· Desenvolver atenção e coordenação motora fina e ampla.
Conteúdos:
. Data comemorativa: Páscoa;
. Afetividade e solidariedade;
· Motricidade fina e ampla;
· Expressão corporal e oral;
· Expressões gráficas: desenho, pintura, alinhavo, montagem;
· Historinhas bíblicas;
. Criatividade e dramatização.
. Musicalização e dramatização.
. Musicalização e dramatização.
Metodologia:
. Conversa informal diálogo e questionamento oral através de cartaz, figuras e relatos sobre o assunto;
. Visualização dos símbolos da Páscoa através de fichas (imagens);
. Músicas relacionadas à Páscoa;
. Conversa informal diálogo e questionamento oral através de cartaz, figuras e relatos sobre o assunto;
. Visualização dos símbolos da Páscoa através de fichas (imagens);
. Músicas relacionadas à Páscoa;
. Confecções de máscaras, cestinha, dedoches;
. Confecção de cartazes, mural sobre a Páscoa etc.;
· Alinhavo, colagem, pintura com tintas;
· História em sequência;
. Historinhas bíblicas;
. Jogos com figuras e da memória;
. Pesquisa e colagem.
. Confecção de cartazes, mural sobre a Páscoa etc.;
· Alinhavo, colagem, pintura com tintas;
· História em sequência;
. Historinhas bíblicas;
. Jogos com figuras e da memória;
. Pesquisa e colagem.
Culminância: Acolhida coletivas e apresentações dos
trabalhos e pesquisas.
Avaliação: Será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas, com a professora.
CRONOGRAMA
1º DIA -Teatro (Pode ser apresentada com fantoche ou pelos professores)
Personagens: professor vestido de coelho, professor vestido de ovelha e um professor vestido de criança.
Objetivo: Mostrar o verdadeiro sentido da Páscoa
Versículo: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” João 1: 29
Vamos proclamar ao mundo inteiro!
Coelho ou ovelha
O professor ( vestido de criança) entra, cumprimenta as crianças e enquanto fala entra o coelho entra cantando alguma música de páscoa, por exemplo: coelhinho da páscoa que trazes...
O professor vê o coelho e fala com ele:
Professor :Olá, coelhinho. Como vai?
Coelho: Estou super feliz.
Professor: É estou vendo! Mas por que essa alegria toda?
Coelho: Ué, menina. Só você que não sabe?
Professor: O que eu não sei?
Coelho: Que está chegando o grande dia! O mais importante dia do ano.
Professor: Ah! Você deve estar querendo dizer que vai ser o seu aniversário.
Coelho: Não, não. É melhor que isso.
Professor: Melhor que isso?
Coelho: É o dia mundial dos coelhos.
Professor: Eu não sabia que existia isso!
Coelho: É menina! É a páscoa!
Professor: Ah., bem. Então acho que você é que está enganado.
Coelho: Enganado, eu? Por quê?
Professor: Sabe, você precisa saber o que é de verdade a páscoa. Os coelhos são mesmo animais muito lindos...
Coelho: Obrigado. Você tem razão.
Professor: É verdade. Mas as pessoas inventaram essa história de coelhos e chocolate para que pudessem vender bastante na festa da páscoa.
Coelho: Epa! Que tem os meus ovos haver com isso?
Professor: Coelho, veja bem: Você, ou a dona coelha, botam ovos?
Coelho: Não. Mas são ovos especiais de chocolate.
Professor: Tudo bem. Vocês botam ovos de chocolate?
Coelho: Não.
Professor: Coelho, não fique triste. Podemos gostar de coelhos e até de comer chocolate. Mas é muito bom quando sabemos a verdadeira história da páscoa.
Coelho: Taí! Isso eu quero saber.
Professor: Há muitos anos atrás o povo de Deus, chamados os israelitas ou hebreus estavam escravizados em um país que não era o deles: o Egito.
Coelho: Ser escravo é muito ruim. Eu nunca quero ser escravo de ninguém.
Professor: Você tem razão. Deus também não quer que soframos como escravos. Por isso Ele enviou um homem chamado Moisés para libertar as pessoas da escravidão.
( Se quiser pode ir mostrando as gravuras da história para as crianças e para o coelho)
AS PRAGAS
1º praga - água se transformou em
sangue;
4º praga eram moscas;
8º praga foram os gafanhotos;
9º praga que o sol escurecesse
por três dias.
10ª praga morte do filho homem primogênito
Professor: Eram milhares de pessoas escravas ali. Deus mandou 10 pragas terríveis para que Faraó visse poder dEle e libertasse as pessoas.
Coelho: Ei, essa história eu já ouvi. Mas é bom lembrá-la de novo e ver o que isso tem haver com a páscoa.
Professor: Está bem. Quando finalmente Faraó falou que o povo poderia ir embora Deus disse que esse era um dia muito especial e deveriam fazer uma festa. Nesta festa eles já estariam vestidos para a viagem, deveriam comer pães sem fermento, ervas amargas e assar um cordeiro.
Coelho: Isso era a festa?
Professor: Sim. Para eles era uma grande comemoração. Eles ficaram como escravos por 400 anos, e agora estavam livres! Deus disse: Todo ano vocês vão comemorar essa festa que se chama Páscoa.
Coelho: Só não entendi porque cordeiro? Achei que seria coelho.
Professor: Para eles o cordeiro era muito importante. Deus os tinha ensinado, que cada vez que alguém pecasse não poderia se aproximar dEle, pois Ele é Santo e não pode chegar perto do pecado. Era preciso cada matar um cordeiro como se ele morresse no lugar da pessoa levando embora seus pecados.
Coelho: Que difícil. Coitado dos cordeiros.
Professor: Sim. Mas seria pior se cada pessoa morresse quando pecasse!
Coelho: Então essa é a Páscoa?
Professor: Sim , mas existe uma nova páscoa. Muitos anos depois, quando o Filho de Deus, Jesus, veio a esse mundo Ele ensinou uma nova maneira de comemorarmos a Páscoa.
Coelho: O próprio Filho de Deus? Ele nos ensinou outra maneira de festejar a páscoa?
Professor: Outra maneira e outro motivo. Antes era comemorada a festa da Páscoa somente pelos judeus que lembravam que um dia eles tinham sido escravos mas ganharam a liberdade.
Coelho: É mesmo. Livres do Egito.
Professor: Muito bem! A Bíblia nos ensina a comparar o Egito com as coisas deste mundo que nos fazem ficar longe da vontade de Deus. Jesus veio a esse mundo nos libertar do pecado que nos leva a morte. A Bíblia diz que o salário do pecado é a morte, e Deus não quer que sejamos castigados sendo pra sempre escravos do pecado que nos levará a morte.
Coelho: Quer dizer que todas as pessoas são escravas do pecado e um dia poderão morrer e ficar pra sempre sem Deus?
Professor: Isso mesmo! Como você é esperto. Todos somos pecadores, mas Deus nos ama tanto que foi por isso que mandou um Cordeiro especial que pode tirar o pecado de todas as pessoas, em todas as épocas e lugares.
Coelho: Que cordeiro tão poderoso é esse? Espera aí que tenho aqui um amigo que quero que ouça isso.
(Entrar a ovelha, que chega fazendo: Bé, bé. )
Coelho: Veja, professor, tenho um amigo cordeiro. Foi ele o cordeiro especial?
Professor: (Depois de cumprimentar o cordeiro diz) Não. Era preciso que fosse uma pessoa de verdade. Mas uma pessoa que nunca pecou.
Coelho: Isso é impossível!
Ovelha: Bé, bé!
Professor: Você tem razão. Para nós seria impossível. Foi por isso que Jesus veio e se tornou humano como nós. Um Humano que ao mesmo tempo é Deus e que nunca pecou.
Coelho: Viva! Como gosto de finais felizes!
Professor: Sim será feliz, mas lembre-se que era preciso matar o cordeiro.
Coelho: Você quer dizer que ... Ele vai morrer?
Ovelha: Béééé... (tristonho)
Professor: Sim. O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo foi castigado no nosso lugar. As pessoas o sacrificaram numa cruz.
Cordeiro: Por que tinha que ser assim?
Ovelha: Bé?
Professor: A Bíblia diz que “Sem derramamento de sangue não há perdão” (Hb. 9:22 b). Era necessário que fosse assim. Mas não fiquem tristes. Ele ressuscitou depois de 3 dias de estar morto.
Coelho: Ele é mesmo poderoso! Como alguém vence a morte? Só mesmo sendo Deus!
Ovelha: Bé, bé!
Professor: Sabe o que foi isso? A nova Páscoa. Antes de morrer Jesus falou que já não era pra comemorar a libertação do Egito mas sim todos nós devemos comemorar nossa libertação do pecado que nos leva a morte.
Coelho: Essa páscoa é muito melhor! Porque esta todo mundo sendo enganado?
Professor: É que existe o inimigo de Deus que quer que todos esqueçam, ou nem saibam o que é a verdadeira Páscoa.
Coelho: Mas eu também quero ajudar a contar a verdade. Será que todos aqui poderiam ajudar a fazer o mesmo?
Professor: Vocês podem nos ajudar contando a todos sobre a verdadeira Páscoa?
FIM
achei esta peça neste blog: http://cantinholudicodagre.blogspot.com/2008/03/teatro-de-pscoa.html
atividades
Deus queria libertar Seu povo da escravidão do Egito, mas Faraó não o libertava. Faraó era perverso e não tinha intenção alguma de libertar os hebreus. Diante da recusa dele, DEUS enviou várias pragas ao Egito (Êx 3.19,20)para convencer Faraó.
atividades
Deus queria libertar Seu povo da escravidão do Egito, mas Faraó não o libertava. Faraó era perverso e não tinha intenção alguma de libertar os hebreus. Diante da recusa dele, DEUS enviou várias pragas ao Egito (Êx 3.19,20)para convencer Faraó.
1º praga - água se transformou em
sangue;
2º praga era as rãs;
3º praga transformou pó da terra
em piolhos;
4º praga eram moscas;
5º praga foi a pestes nos
animais;
6º praga constituiu-se de
úlceras;
7º praga foi a chuva de pedras;
8º praga foram os gafanhotos;
9º praga que o sol escurecesse
por três dias.
10ª praga morte do filho homem primogênito
Faraó não acreditava em Deus, e não queria obedecê-lo, e pudemos ver qual foi o seu desfecho, a ira de Deus caiu sobre ele. Existe uma benção por trás da obediência, e o Senhor colocou pessoas nas nossas vidas como nossas autoridades, (pais, líderes, professores, etc.) e devemos honrá-los e respeitá-los para que a benção de Deus sempre esteja conosco.
Faraó não acreditava em Deus, e não queria obedecê-lo, e pudemos ver qual foi o seu desfecho, a ira de Deus caiu sobre ele. Existe uma benção por trás da obediência, e o Senhor colocou pessoas nas nossas vidas como nossas autoridades, (pais, líderes, professores, etc.) e devemos honrá-los e respeitá-los para que a benção de Deus sempre esteja conosco.
Matéria muito boa, muito bem explicada,parabéns..
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