Nossa coordenação motora é estimulada e desenvolvida desde cedo e sem que tenhamos consciência disso. Começa em bebês quando tentamos pegar um objeto, quando gatinhamos, quando começamos a caminhar, etc.
Quando chega a hora de crianças irem para a escola, sua coordenação motora é colocada à prova através de exercícios como colorir um desenho, contornar linhas, fazer ginástica, etc.
Para distinguir as diferentes atividades físicas que partem da coordenação motora, criaram-se dois grupos: a coordenação motora fina e a coordenação motora grossa.
A coordenação motora fina está relacionada com as atividades que requerem o movimento dos pequenos músculos do nosso corpo. Esses movimentos são delicados e específicos, tais como desenhar, digitar no computador, abotoar e desabotoar, encaixar, recortar, etc.
Por outro lado, a coordenação motora grossa diz
respeito a atividades que envolvem os músculos maiores do nosso corpo,
resultando em movimentos maiores. É o caso de caminhar, saltar, correr,
subir e descer escadas, dançar, rastejar, etc.
Abaixo, seguem sugestões de atividades divertidas que podem ser realizadas em sala com facilidade:
- Trançar cadarços e enfiar em pequenos buracos;
- Prender pregadores na beira da caixa, fazendo
brincadeira. Pode escrever as letras do alfabeto ou números para as
crianças encontrarem os iguais, ou pintar com diferentes cores e fazer o
mesmo;
- Fazer carinhas e colar em balões;
- Esconder objetos em massinha de modelar e depois achar com os dedos em movimento de pinça;
- Usar os dedos para fazer figuras com tinta. E organizar o desenho por escala de cores;
- Ensinar o movimento de zigue-zague, através de corridas com obstáculos nessa posição ou desenhando no papel para os carrinhos fazerem o movimento;
- Colar pequenos objetos no papel formando figuras. Podem ser botões, pequenas sementes (feijões, semente de melancia, milho etc);
- Recortar livremente figuras com a mão;
- Recortar figuras usando uma mão com apoio e rasgando com a outra;
- Recortar pedacinhos de papel ou TNT colorido e colar livremente;
- Passar água de um copo para outro;
- Passar água de um prato para o outro;
- Pescaria com peixes na areia;
- Passar caroços de feijão de um recipiente para outro com os dedos em pinça;
- Abrir e fechar zíper;
- Abrir e fechar recipientes com rosca;
- Abrir e fechar cadeado;
- Abotoar e desabotoar botões;
- Ocupar os espaços da caixa de ovo com objetos pequenos (grãos, tampinhas)
- Placa com botões diferentes e pedaços de feltro; Encaixe do feltro no botão.
- Palito de picolé com velcro.Criar e imaginar letras e formas geométricas
- Enfiagem dos canudinhos nos buracos de uma cesta.
- Perfuração em cima da letra no sentido da escrita.
- Classificando formatos de botão na bandeja.
- Pegar objetos pequenos (clips, massinha, algodão) com tesoura.Treinar o movimento abrir/fechar da tesoura sem ponta.
- Abrir e fechar potes grandes/médios e pequenos.
- Pegar objetos pequenos com uso da colher e colocar na caixa de Ovo ou outro recipiente.
- Jogo de pinos ou Resta um -Trabalhar os movimentos pinça fina indicador e polegar para encaixe dos pinos.
Fonte:
https://saude.umcomo.com.br/artigo/o-que-e-coordenacao-motora-fina-e-grossa-16475.html
https://saude.umcomo.com.br/artigo/o-que-e-coordenacao-motora-fina-e-grossa-16475.html
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