sexta-feira, 10 de março de 2017

Coordenação motora fina



Nossa coordenação motora é estimulada e desenvolvida desde cedo e sem que tenhamos consciência disso. Começa em bebês quando tentamos pegar um objeto, quando gatinhamos, quando começamos a caminhar, etc.
Quando chega a hora de crianças irem para a escola, sua coordenação motora é colocada à prova através de exercícios como colorir um desenho, contornar linhas, fazer ginástica, etc.
Para distinguir as diferentes atividades físicas que partem da coordenação motora, criaram-se dois grupos: a coordenação motora fina e a coordenação motora grossa.

A coordenação motora fina está relacionada com as atividades que requerem o movimento dos pequenos músculos do nosso corpo. Esses movimentos são delicados e específicos, tais como desenhar, digitar no computador, abotoar e desabotoar, encaixar, recortar, etc.

Por outro lado, a coordenação motora grossa diz respeito a atividades que envolvem os músculos maiores do nosso corpo, resultando em movimentos maiores. É o caso de caminhar, saltar, correr, subir e descer escadas, dançar, rastejar, etc.


Abaixo, seguem sugestões de atividades divertidas que podem ser realizadas em sala com facilidade:

  • Trançar cadarços e enfiar em pequenos buracos;
  • Prender pregadores na beira da caixa, fazendo brincadeira. Pode escrever as letras do alfabeto ou números para as crianças encontrarem os iguais, ou pintar com diferentes cores e fazer o mesmo;


  • Fazer carinhas e colar em balões;
  • Esconder objetos em massinha de modelar e depois achar com os dedos em movimento de pinça;
  • Usar os dedos para fazer figuras com tinta. E organizar o desenho por escala de cores;
  •  Ensinar o movimento de zigue-zague, através de corridas com obstáculos nessa posição ou desenhando no papel para os carrinhos fazerem o movimento;
  • Colar pequenos objetos no papel formando figuras. Podem ser botões, pequenas sementes (feijões, semente de melancia, milho etc);
  • Recortar livremente figuras com a mão;
  • Recortar figuras usando uma mão com apoio e rasgando com a outra;
  • Recortar pedacinhos de papel ou TNT colorido e colar livremente;
  • Passar água de um copo para outro;
  • Passar água de um prato para o outro;
  • Pescaria com peixes na areia;
  • Passar caroços de feijão de um recipiente para outro com os dedos em pinça;
  • Abrir e fechar zíper;
  • Abrir e fechar recipientes com rosca;
  • Abrir e fechar cadeado;
  • Abotoar e desabotoar botões; 
  • Ocupar os espaços da caixa de ovo com objetos pequenos (grãos, tampinhas)
  • Placa com botões diferentes e pedaços de feltro; Encaixe do feltro no botão.
  • Palito de picolé com velcro.Criar e imaginar letras e formas geométricas
  • Enfiagem dos canudinhos nos buracos de uma cesta.
  • Perfuração em cima da letra no sentido da escrita.
  • Classificando formatos de botão na bandeja.
  •  Pegar objetos pequenos (clips, massinha, algodão) com tesoura.Treinar o movimento abrir/fechar da tesoura sem ponta.
  • Abrir e fechar potes grandes/médios e pequenos.
  • Pegar objetos pequenos com uso da colher e colocar na caixa de Ovo ou outro recipiente.
  • Jogo de pinos ou Resta um -Trabalhar os movimentos pinça fina indicador e polegar para encaixe dos pinos.

        
  Fonte:
https://saude.umcomo.com.br/artigo/o-que-e-coordenacao-motora-fina-e-grossa-16475.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário