sábado, 18 de fevereiro de 2017

DECORAÇÃO PARA SALA DE AULA



A arrumação da sala pode ser compartilhada com o aluno

Mural, Calendário, Alfabeto, Aniversariantes, Rotina, Palavras Mágicas, Ajudante do dia, Avental de histórias, Nome da professora, Chamadinha, Móbiles, Números, Relógio, Espelho… São tantos temas e coisinhas a se fazer...



“Sua sala de aula pode ser do tamanho do mundo”… Eleja o que vai enfatizar e no decorrer do ano, diante da necessidade, altere, inclua, exclua. O que não pode faltar é carinho e cuidado para que a sala de aula se torne um lugar aconchegante. Importante lembrar que pelo menos 1.000 horas do seu ano, serão passadas ali dentro, junto das crianças.
Evite uma avalanche de enfeites para que sua sala não se transforme num parque de diversões e o ambiente não fique sobrecarregado. Deixe esse momento para os dias de festa.
Dependendo do projeto e das atividades desenvolvidas durante o ano, pode-se pendurar pela parede: mapas, cartazes do corpo humano, ou sobre temas específicos (animais, plantas, etc). Por isso, é importante reservar esse espaço multiuso.

Então o que devo colocar?
Segundo a professora Ivanize Meyer, “o que mereça ser registrado e ser lido pelas crianças“.
Dessa forma, é importante estar atento a algumas dicas.
            Pensar nos espaços:

  • Raramente temos o espaço ideal, mas é importante o professor saber o número de alunos e pensar na melhor forma de dispor a sala.

            Cartazes, Parlendas, Músicas:

  • Tudo que aponte para algo que esteja sendo estudado, deverá ficar na altura dos olhos das crianças.


Dicas para decorar a sala de aula em parceria com a criançada - com critérios pedagógicos




O objetivo é organizar o espaço com critérios pedagógicos em conjunto com as crianças e assim, enriquecer o repertório lúdico dos alunos da pré-escola. A tarefa leva tempo mas garanto o resultado é maravilhoso. Produzir os materiais permite às crianças sentir que o lugar é realmente delas.

 CANTINHO DA LEITURA


 Para representar cada letra entregue uma figura para cada aluno pintar, depois recorte e cole no palito de picolé.

O legal é no final da aula recolher tudo colocar numa caixa e no outro dia no inicio da aula a turma ajudar a montar o cartaz, fazendo associação do nome da figura a letra inicial.

Reserve espaço neste cantinho para outros cartazes de conteúdos estudados parlendas, música, poesia...






CANTINHO DA MATEMÁTICA




TEMA VAMOS CONTAR?

QUE TAL DEIXAR OS NÚMEROS PARA QUE ENFEITEM COM GLITTER, LANTEJOULA, FAZER PONTINHOS COM TINTA AUTO RELEVO? ENTREGUE OS NÚMEROS E MATERIAL E DEIXE QUE USEM A IMAGINAÇÃO E OS OUTROS PODEM FAZER OS PALITINHOS COM FIGURINHAS PRA COLOCAR NAS CAIXAS, PODEM ENTREGAR REVISTAS PARA QUE PESQUISEM OU FIGURAS PARA PINTAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário