A MINHA, A SUA, NOSSA HISTÓRIA ... COMEÇA ASSIM
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para Educação infantil, a identidade tem a função de distinguir, marcar as diferenças, sejam elas físicas, emocionais e comportamentais dos indivíduos. saber identificar gostos, reconhecer limites, conhecer-se, são ações que se iniciam desde o nascimento até o final da vida de cada ser humano. porém, toda essa construção não se faz sozinha, ela é influenciada pela sociedade, família, cultura - e a escola tem papel essencial nesse contexto.
OBJETIVOS:
Conhecer a própria história do seu nome e se reconhecer como parte integrante da sociedade.
Desenvolver o raciocínio lógico, a expressão corporal, a coordenação motora e a percepção auditiva.
atividades
PRÉ II
Combinar com a turma o dia do relato e como ele será (à escolha do professor).
Depois, os alunos devem contar a história do seu nome aprendida com a entrevista e ilustrá-la.
Em papel pardo, o professor poderá registrar o nome de todos e uma síntese da origem deles e fixar no mural.
PRÉ I
“Toda criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade.”
Declaração Universal dos Direitos da Criança
1- CONFECCIONAR UM CRACHÁ PARA OS ALUNOS.
2- PREPARE ESTE MURAL ABAIXO, E RECORTE RETÂNGULOS A QUANTIDADE DE ALUNOS DA TURMA E DEPOIS COLE FOTOS DE CADA UM.
Esta foto foi da minha turma do Pré II
Coloque todas as letras do alfabeto e foto de uma criança para cada letra.
2- Todos em roda cantando a música:
2- PREPARE ESTE MURAL ABAIXO, E RECORTE RETÂNGULOS A QUANTIDADE DE ALUNOS DA TURMA E DEPOIS COLE FOTOS DE CADA UM.
Esta foto foi da minha turma do Pré II
Coloque todas as letras do alfabeto e foto de uma criança para cada letra.
2- Todos em roda cantando a música:
E NA RODA VAI ENTRAR
ATENÇÃO AGORA AOS NOMES
QUE NO CENTRO VOU JOGAR.
(Cantar a música no ritmo de Ciranda Cirandinha)
O
professor, à medida que vai cantando a música com os alunos, vai
jogando no centro da roda seis ou sete fichas com os nomes deles. Ao
final do canto, os alunos cujos nomes estão na ficha deverão se
levantar, pegá-las e colocá-las à sua frente, no chão com o nome para
cima. Feito isso com todas as crianças, o professor
poderá propor adivinhações para que os alunos identifiquem os nomes,
levantando o crachá.
Variações:
- Todos em roda ouvem uma música, enquanto vai passando um objeto qualquer. Ao parar a música, quem estiver com o objeto deverá dizer o seu nome e pegar o seu crachá no meio da roda, identificando-o entre os demais.
- As crianças deverão ficar em roda e cantarem a música A Canoa Virou. Ao falarem o seu nome, e4la deverá pegar o seu crachá no centro da roda.
Cada um, ao chegar na sala de aula, deverá localizar o seu crachá na mesa.
4- utilizar crachás para fazer uma lista fixa de nomes em ordem alfabética.
Nenhum comentário:
Postar um comentário