- Objetivo geral:
Utilizar a literatura
infantil como instrumento de prazer, imaginação e conhecimento.
- Objetivos específicos:
- Contribuir para o desenvolvimento da linguagem oral para conversar, brincar comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades.
- Relacionar números à quantidade, trabalhar rótulos e jogos;
- Compreenderam as etapas do crescimento de uma semente;
Metodologia:
- Ler a história para as crianças pausadamente, mostrando as ilustrações do livro. (versão da história da Galinha Ruiva - a do trigo/e do milho);
- Apresentar reconto de historia, musica, parlenda em papel cartão;
- Exercício referente ao título da história, sequência dos acontecimentos do conto, recorte e colagens de ingredientes e utensílios de receita;
- Apresentação de desenhos relacionados a história no papel oficio para construção de mural;
- Realização de dobradura no papel oficio da galinha;
- Fazendo arte com tinta guache e carimbo da mão formando a galinha;
- Realização de experiências da germinação da semente do milho em copinho descartável;
- Trabalhar leitura e escrita com a utilização de rótulos e embalagens e montagem de mural com papel cartão.
- Recursos:Livro de literatura infantil;Aparelho de TV e DVD;Aparelhos de som, mídias de CD e DVD;Caixas de contação;Cartolina;Cola,Lápis de cor;Tinta guache;Papel ofício;Textos impressos (rótulos e embalagens de alimentos diversos, etc.EVA;Palito de picolé;- Avaliação:A avaliação do projeto ocorrerá durante todo o processo de seu desenvolvimento, envolvendo a observação do envolvimento dos alunos, as atividades de produção escrita e oral, confecção de murais ilustrados, atividades de interpretação e outras atividades escritas (escrita de palavras), relacionar números a quantidade, interação com os conteúdos trabalhados.
HISTÓRIA
- Qual o nome da história?
- Quais são o personagens da história?
- Onde a história se passa?
- Vocês gostaram da história?
- Já conheciam a história?
- Quem já comeu bolo de fubá? Gostaram?
Dica:
Eduador(a), amplie o bate papo de acordo com o interesse das crianças.
MONTANDO
O LIVRINHO DA GALINHA RUIVA
- Reproduza as fichas das páginas seguintes para cada criança.
- Distribua as fichas recortadas e misture-as antes de entrega-las a cada criança.
- Peça às crianças que numerem as fichas e as coloquem na sequência correta da história.
- Peça às crianças que façam um bonito colorido.
- Cole cada cena em uma folha de papel ofício.
- Grampeie o livrinho.
- Peça às crianças que recontem a história.
Dica:
Eduador(a), as crianças que estão na fase pré-silábica poderão escrever à
maneira delas, e as alfabetizadas devem escrever a história.
COMPARANDO AS HISTÓRIAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário