quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

A galinha ruiva



- Objetivo geral:
Utilizar a literatura infantil como instrumento de prazer, imaginação e conhecimento.

- Objetivos específicos:
  • Contribuir para o desenvolvimento da linguagem oral para conversar, brincar comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades.
  • Relacionar números à quantidade, trabalhar rótulos e jogos;
  • Compreenderam as etapas do crescimento de uma semente;

  Metodologia:
    • Ler a história para as crianças pausadamente, mostrando as ilustrações do livro. (versão da história da Galinha Ruiva - a do trigo/e do milho);
    • Apresentar reconto de historia, musica, parlenda em papel cartão;
    • Exercício referente ao título da história, sequência dos acontecimentos do conto, recorte e colagens de ingredientes e utensílios de receita;
    • Apresentação de desenhos relacionados a história no papel oficio para construção de mural;
    • Realização de dobradura no papel oficio da galinha;
    • Fazendo arte com tinta guache e carimbo da mão formando a galinha;
    • Realização de experiências da germinação da semente do milho em copinho descartável;
    • Trabalhar leitura e escrita com a utilização de rótulos e embalagens e montagem de mural com papel cartão.

    - Recursos:

    Livro de literatura infantil;
    Aparelho de TV e DVD;
    Aparelhos de som, mídias de CD e DVD;
    Caixas de contação;
    Cartolina;
    Cola,
    Lápis de cor;
    Tinta guache;
    Papel ofício;
    Textos impressos (rótulos e embalagens de alimentos diversos, etc.
    EVA;
    Palito de picolé;


    - Avaliação:

    A avaliação do projeto ocorrerá durante todo o processo de seu desenvolvimento, envolvendo a observação do envolvimento dos alunos, as atividades de produção escrita e oral, confecção de murais ilustrados, atividades de interpretação e outras atividades escritas (escrita de palavras), relacionar números a quantidade, interação com os conteúdos trabalhados.

HISTÓRIA

OUTRA VERSÃO
ESTA É A VERSÃO QUE GOSTO DE TRABALHAR EM SALA.
   
 





CONVERSANDO SOBRE A HISTÓRIA

  • Qual o nome da história?
  • Quais são o personagens da história?
  • Onde a história se passa?
  • Vocês gostaram da história?
  • Já conheciam a história?
  • Quem já comeu bolo de fubá? Gostaram?

Dica: Eduador(a), amplie o bate papo de acordo com o interesse das crianças.

MONTANDO O LIVRINHO DA GALINHA RUIVA

  • Reproduza as fichas das páginas seguintes para cada criança.
  • Distribua as fichas recortadas e misture-as antes de entrega-las a cada criança.
  • Peça às crianças que numerem as fichas e as coloquem na sequência correta da história.
  • Peça às crianças que façam um bonito colorido.
  • Cole cada cena em uma folha de papel ofício.
  • Grampeie o livrinho.
  • Peça às crianças que recontem a história.

Dica: Eduador(a), as crianças que estão na fase pré-silábica poderão escrever à maneira delas, e as alfabetizadas devem escrever a história.


COMPARANDO AS HISTÓRIAS



VÍDEO DA HISTÓRIA

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário