terça-feira, 20 de junho de 2017

ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DO TEXTO




De acordo com Magda Soares (2008, p. 15), alfabetização é o processo de aquisição do código escrito, das habilidades de leitura e escrita. Mas, após adquirir tais habilidades, é necessário que se faça uso delas, como práticas sociais de linguagem. Ainda segundo Soares (2006, p.18), é o que se pode chamar de letramento: o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever, o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita.

Etapas da proposta metodológica de alfabetização a partir do texto

  •      Escolha do texto;
  •      Exploração inicial do texto;
  •      Decomposição do texto;
  •      Análise das frases;
  •      Análise das palavras;
  •      Síntese: formação de novas palavras e frases;
  •      Criação coletiva de novos textos.
 
Escolha do texto
Quem nunca alfabetizou a partir de textos, naturalmente, fica preocupado e cheio de dúvidas. Que tipo de texto escolher? É preciso eliminar as palavras mais difíceis?
De fato, o mais importante é que o texto tenha sentido e interesse para a turma. Palavras “fáceis” e “difíceis” aparecerão juntas e serão assimiladas pelos alunos.
            No entanto, o primeiro trabalho com textos em uma classe de alfabetização, deve ser o trabalho com o nome próprio. A escolha do nome próprio se dá por entendermos que para a criança, este apresenta uma grande carga significativa por ser o seu principal meio de identificação, pois já faz parte do seu convívio social. E neste contexto significativo, o nome próprio já é um texto.
 
Exploração inicial do texto
 
Procedimentos necessários:
  • Exploração do título e formulação de hipóteses sobre o tema geral e os significados prováveis do texto.
  • Leitura do texto completo (feita em voz alta pelo professor).
  • Troca de ideias com a turma sobre o que compreenderam da leitura. Busca de relações entre o texto e os conhecimentos e experiências dos alunos.
  • Exploração do gênero do texto, pelo professor.
  • Observação de aspectos formais da escrita como sistema de representação: direção (da esquerda para a direita), limites gráficos das frases (onde começam e onde terminam), número de frases, uso de maiúsculas e minúsculas, pontuação, espaços entre palavras.
  • Leitura do texto, ora pela turma toda, ora por um único aluno - com intervenções do professor.
Do ponto de vista da compreensão do mecanismo da leitura, o ideal é que o aluno, praticando essas atividades, seja capaz de relacionar as unidades sonoras com as unidades gráficas, isto é, saber que a cada palavra dita por ele corresponde uma palavra no papel.
No trabalho com nomes (o primeiro texto apresentado ao aluno), podem-se realizar atividades como:
a)     O meu nome e o do meu colega
Cada criança recebe uma ficha com seu primeiro nome. Todas elas farão uma leitura prévia junto com o professor, quando deverão identificar o seu nome e os nomes dos colegas. Após a leitura espontânea, as crianças colocarão as fichas no chão, para analisar e comparar as letras iniciais e finais de cada nome. A partir da primeira letra do seu nome, as crianças vão escrever novos nomes. No final, pregam as fichas com os nomes em ordem alfabética, considerando só a primeira letra.
Exemplo:
LARA
LIA
LÍVIA
LUÍS
  
b)     Atividades orais que favoreçam a consciência de sílaba falada:
  • Encontrar rimas para cada nome próprio da classe e/ou cantar “trava-línguas”.
  • Analisar o número de sílabas das palavras.
  • Corresponder sons e gestos, palmas, etc. em determinadas sílabas.
As atividades com nomes envolvem situações reais de comunicação, pois as crianças são levadas a ler o nome para organizar o grupo, escrever uma lista de nomes da classe, elaborar uma agenda, etc.
Essas situações de ensino são adequadas para todo o processo de alfabetização e não somente para o começo do ano. Justamente porque contribuem para a aprendizagem da escrita e não apenas da escrita do próprio nome.
Decomposição do texto
O objetivo desta etapa é o reconhecimento de cada uma das frases que compõem o texto. O importante é que os alunos percebam diferenças entre elas e sejam capazes de recitá-las corretamente. As seguintes atividades auxiliam o alcance desses objetivos:
 
As seguintes atividades auxiliam o alcance desses objetivos:
a)     Escrever as frases em tiras de papel ou cartolina e pedir aos alunos que as arrumem na ordem em que aparecem no texto.
b)     Alterar a ordem das frases e levar a turma a verificar o que acontece.
c)     Dizer uma frase em voz alta e pedir aos alunos que encontrem a tira correspondente.
d)     Esconder uma das tiras e pedir aos alunos que descubram a frase que está faltando.
e)     Deixar os alunos trabalharem em grupo com as tiras, criando suas atividades ou “tomando a leitura” uns dos outros.
  
Observação: Se o texto em estudo for o nome do aluno, será feita a decomposição em sílabas e/ou letras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário