Projeto:
“Aquarela”
Projeto: Aquarela
Público-alvo: Crianças de
04 e 05 anos
Justificativa:
No
propósito de trabalhar Artes, música e movimento foi escolhida a música
“Aquarela”, Vinicius de morais, uma música inspiradora e da qual é possível
extrair uma série de elementos que vão de encontro aos componentes
curriculares.
A música é um importante
meio de expressão, além de ser uma área do conhecimento que se relaciona com
outras formas de expressão. Por meio da música, seja na apreciação, seja na
produção, a intencionalidade do trabalho é o provocar emoções, estimular a
memória, a concentração, além de desenvolver o movimento corporal ritmado.
O movimento faz parte da
vida da criança, antes mesmo de seu nascimento, Ao movimentar-se, ela expressa
sentimentos, emoções e pensamentos, ampliando as possibilidades do uso
significativo de gestos e postura corporais.
A arte é uma forma de
expressão e de comunicação, além de ser uma linguagem importante no universo
infantil. Por meio da apreciação, da reflexão e do fazer artístico. Ocorre o
desenvolvimento da criatividade, da percepção estética e da sensibilidade.
Outro ponto importante nas artes visuais é o fazer artístico, pois, ao criar, a
criança produz, por meio de desenho, colagens e outras formas artísticas, o seu
próprio desenvolvimento pessoal. A reflexão que se dá tanto no fazer artístico
quanto na apreciação proporciona o diálogo com outras áreas do conhecimento.
Eixo curricular a serem trabalhados:
·
Música;
·
Arte;
·
Movimento;
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através da participação, observação
das crianças e envolvimento dos mesmos, tendo o objetivo de analisar o
trabalho, verificar se houve aprendizado e ao mesmo tempo verificar se a
metodologia foi satisfatória.
Conteúdos a serem trabalhados:
MÚSICA
Objetivo específico:
Proporcionar
momentos de descontração (relaxamento) e reflexão, de modo a desenvolver a
sensibilidade musical.
Conteúdos:
·
Desenvolver memória musical.
Canto e acompanhamento musical.
MOVIMENTO
Objetivos:
·
Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando
gestos diversos e o ritmo corporal expressando emoções;
Conteúdos:
Participação em situações
que integrem musicais, canções e movimentos corporais.
ARTES
Objetivos:
- Interessar-se pelas próprias produções e pelas de outras crianças.
- Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar as possibilidades de se expressa e comunicar.
- Desenvolver a autonomia.
·
Estimular a imaginação e
a criatividade através de diversas técnicas artísticas.
Conteúdos :
·
O fazer artístico.
·
Ampliem a percepção
visual e auditiva.
·
Exploração e manipulação de diferentes materiais.
·
Observação e identificação de imagens diversas.
Encaminhamento do
trabalho:
Música
Apresentação
da letra da música e refletir sobre a mensagem que a letra traz.
Coloque a música para tocar e pergunte aos alunos o que eles acharam da
música ao ouvi-la.
Explicar
o projeto “Aquarela” e apresentar o clip da música.
Organização
de momentos de cantoria.
Movimento
·
O professor irá apresentar a um clip da coreografia da música chamando a
atenção para a expressão corporal da criança e depois todos serão convidados a
expressar-se através da música Aquarela.
Arte
·
A música será dividida em várias partes e distribuída a cada sala de aula.
O professor irá fazer um cartaz e fazer à leitura da estrofe correspondente a
turma e explicar que deverão representar as cenas que o refrão da
música sugere de
diferentes formas (possibilitar diferentes materiais para que os mesmos possam
usar de suas criatividades e criar as obras de artes) e orienta-los em suas
produções.
Culminância do projeto:
Será organizada no dia 26
de agosto:
·
Onde acontecerá uma exposição cada sala com o seu texto com sua produção
artística da música Aquarela.
·
Apresentação do coral e o encerramento será a coreografia realizada pelos
alunos da escola.
ORIENTAÇÕES PARA OS PROFESSORES DE CADA EIXO CURRICULAR
SUGESTÃO PARA O TRABALHO DE LETRAMENTO
CAÇA-PALAVRAS
ESTUDO DA PALAVRA
CRUZADINHA
ESTUDO DA PALAVRA
DITADO RECORTADO
BINGO
Nenhum comentário:
Postar um comentário