Coleção Amigos Especiais
A coleção Amigos Especiais procura valorizar a
diversidade e as diferenças, mostrando às crianças que todos nós, de alguma
forma, somos pessoas diferentes. Nossa história de vida, nossos valores, nossos
hábitos e o meio em que vivemos nos transformam em pessoas únicas e especiais.
Por isso, devemos tratar a todos com o mesmo respeito que gostaríamos de
receber, independentemente de nossas capacidades e de nosso talento.
Menino genial
Autor(a): Keyla Ferrari
Assunto: Amizade, cidadania, necessidades
especiais e voluntariado
Descrição: Aceitar as diferenças com muito
amor é uma das mensagens retratadas no livro Um menino genial, da autora Keyla
Ferrari. Trata-se de uma história que pode acontecer com qualquer família.
Maria Clara, uma menina de 11 anos, sonhava em ter um irmãozinho. Um dia,
finalmente, seu desejo é realizado e nasce Artur, um menino muito especial. O
livro procura mostrar que somos todos diferentes e, por isso, não devemos ter
preconceitos e julgar, criticar ou discriminar alguém por ser diferente das
outras pessoas.
Sugestões:
Atividades 1: 1ºmomento: Visita pela Biblioteca
e explicação do funcionamento de cada setor. 2ºmomento: Apresentação do livro.
3ºmomento: Narração da história e apresentação das ilustrações. 4º momento:
Converrsa sobre o tema tratado na história. 5º momento: Atividades
complemetares: desenhos , brincadeiras e jogos.
Atividades 2: Leitura do livro; interpretação
do texto, confrontando- o com a realidade em que vivem; desenhos; frases e
confecção de cartazes. Produção de textos e exposição; encenações e teatros.
Visita à uma família que tem um filho com síndrome de down. Socialização com os
alunos.
Diogo e Olívia
Autor(a): Patrícia Secco
Assunto: amizade, cidadania, necessidades
especiais e voluntariado
Descrição: Durante as férias, dois amigos
descobrem, um com o outro, os hábitos da vida saudável, como comer melhor, a
importância dos exercícios físicos e os horários ideais para fazê-los, como
cuidar da pele, etc. No livro de atividades, as crianças, além de aprender
sobre o tema, também podem colorir as ilustrações. Os direitos desta obra foram
doados, pela autora, à Fundação Sobeccan.
Sugestão:
Atividades: Leitura da história; socialização;
desenho livre; álbum de fotografia, com o objetivo de registrar os momentos do
projeto.
Felicidade das borboletas
Autor(a): Patrícia Secco
Assunto: Amizade, cidadania, necessidades
especiais e voluntariado
Descrição: Marcela é uma menina especial que a
cada dia desenvolve novas habilidades. Ela é cega, mas explica como é enxergar
a felicidade com o coração.
Sugestões:
Atividades 1: Foi feito uma contação de
histórias para o dia do neto, onde participaram 20 (vinte) idosos e seus netos.
Após a leitura foram lançadas as perguntas: o que é ser especial? O que nos
torna especial? Depois da roda de conversa, houve um momento de carinho e
afetividade com a dinâmica do fechar os olhos e se imaginar deficiente visual,
e enxergar a partir do toque. Os idosos acariciaram os seus netos e em seguida
os netos acariciaram seus avós.
Atividades 2: Leitura dos livros; pesquisa
sobre vida e obra dos autores; dinâmicas e jogos, usando os personagens que
conheceram; criação de histórias diferentes; desenhos sobre os livros,
confecção e montagem de painel e elaboração de depoimentos sobre os livros e
autores.
Atividades 3: A história foi contada por uma
borboleta (caracterização) com os alunos de olhos vendados. Em seguida pedimos
que descrevessem a sensação que tiveram com a venda nos olhos, ouvindo somente
os sons. Foi ressaltada a importância de cada um dos sentidos do nosso corpo e
como podemos superar a perde de um deles. Foi feita a brincadeira "caixa
dos sentidos" onde as crianças adivinharam os objetos que estavam dentro
da caixa e puderam vivenciar a experiência da personagem da história.
Grande dia
Autor(a): Patrícia Secco
Assunto: Amizade, cidadania, necessidades
especiais e voluntariado
Descrição: Rodrigo é um garoto especial. É um
cadeirante, mas isso não o impede de participar do jogo de futebol.
João, preste atenção!
Autor(a): Patrícia Secco
Assunto: Amizade, cidadania, necessidades
especiais e voluntariado
Descrição: O pequeno João descobre que tem
dislexia. Todos os seus amigos e familiares vão ajudá-lo, fazendo com que se
sinta capaz de fazer muitas coisas.
Sugestão:
Atividades: Escolha e leitura do livro “João
Preste Atenção”; comentário sobre o que entenderam e o que acharam de melhor na
história; desenho livre do que mais gostaram de ouvir da história; roda de
leitura livre com as crianças; comentário descontraído das histórias
escolhidas; desenho espontâneo sobre as histórias lidas ou comentadas por eles;
culminância “Álbum de fotografia ”: fotos dos momentos realizados pela oficina;
parte integrante do Projeto Família-Escola; entrega dos livros infantis doados
pela Fundação Educar DPaschoal para as crianças participantes da oficina; o
restante dos livros foram doados à biblioteca da escola para o benefício de
todos os alunos da unidade escolar.
Juliana pra lá de bacana
Autor(a): Cláudia Cotes
Assunto: Amizade, cidadania, necessidades
especiais e voluntariado
Descrição: Este livro nasce de um pedido de
uma poetisa de 13 anos, paciente do Hospital Infantil Boldrini. Juliana era uma
menina sensível e muito feliz, apesar das privações que a doença lhe causava.
Através de sua poesia, muitas crianças e adultos podem aprender a valorizar as
coisas simples da vida.
Sugestão:
Atividades: O LIVRO ESCOLHIDO FOI TRABALHADO
NAS RODAS DE LEITURA, SENDO CONTADO EM CAPÍTULOS E A CADA CAPÍTULO O PROFESSOR
DA TURMA DESENVOLVIA UMA ATIVIDADE, ENFATIZANDO OS VALORES. AO FINAL DA
CONTAÇÃO, CADA TURMA ESCOLHEU UM POEMA PARA REALIZAR A CULMINÂNCIA DO PROJETO.
NA CULMINÂNCIA COM A PRESENÇA DOS PAIS, OS ALUNOS APRESENTARAM DRAMATIZAÇÕES,
DECLAMAÇÕES DE POESIAS DO LIVRO, JOGRAL, ATIVIDADES PLÁSTICAS (PINTURAS,
DESENHOS, DOBRADURAS) E MÚSICAS.
Voz da estrela
Autor(a): Cláudia Cotes
Assunto: Amizade, cidadania, necessidades
especiais e voluntariado
Descrição: Uma história nascida de uma
parceria entre a Fundação Educar e a Associação Viva Cazuza, que fala sobre o
preconceito e a falta de informação sobre a aids e como isso pode comprometer o
desenvolvimento e a felicidade de uma criança.
Casa amarela
Autor(a): Keyla Ferrari
Assunto: Amizade, cidadania, necessidades
especiais e voluntariado
Descrição: O livro conta a história de uma
família que reside numa casa amarela e tem um filho chamado Cauã. Os pais do
garoto vivem tristes e angustiados, pois o filho tem dificuldade em se
comunicar com eles e com o mundo. Até que um dia, na escola de Cauã, um mímico
se apresenta e a professora percebe a interação do menino com ele. Como esta
história vai mudar?
Atividades 1: Apresentação da história através
de questionamentos, levando em consideração os conhecimentos e experiências dos
alunos sobre o assunto. Os alunos acompanharam a leitura do livro em mãos,
sendo utilizado como recurso as ilustrações ampliadas. Confecção de um varal
deixado na sala de aula. Música com sinais: alfabeto da Xuxa; atividades de
mímica e atividades para executar ações utilizando placas de orientações.
Atividades 2: Leitura compartilhada;
interpretação da história; transformação para história em quadrinhos e palestra
com um deficiente visual.
Menino genial
Autor(a): Keyla Ferrari
Assunto: Amizade, cidadania, necessidades
especiais e voluntariado
Descrição: Aceitar as diferenças com muito
amor é uma das mensagens retratadas no livro Um menino genial, da autora Keyla
Ferrari. Trata-se de uma história que pode acontecer com qualquer família.
Maria Clara, uma menina de 11 anos, sonhava em ter um irmãozinho. Um dia,
finalmente, seu desejo é realizado e nasce Artur, um menino muito especial. O
livro procura mostrar que somos todos diferentes e, por isso, não devemos ter
preconceitos e julgar, criticar ou discriminar alguém por ser diferente das
outras pessoas.
Atividades 1: 1ºmomento: Visita pela Biblioteca
e explicação do funcionamento de cada setor. 2ºmomento: Apresentação do livro.
3ºmomento: Narração da história e apresentação das ilustrações. 4º momento:
Conversa sobre o tema tratado na história. 5º momento: Atividades complementares: desenhos , brincadeiras e jogos.
Atividades 2: Leitura do livro; interpretação do
texto, confrontando- o com a realidade em que vivem; desenhos; frases e
confecção de cartazes. Produção de textos e exposição; encenações e teatros.
Visita à uma família que tem um filho com síndrome de down. Socialização com os
alunos.
Bicho-carpinteiro
Autor(a): Cláudia Cotes
Assunto: hiperatividade, arte, criatividade.
Descrição: Rafael tem muita energia para
brincar e não consegue ficar parado nem um minuto. A escola, os pais e alguns
profissionais ajudam o menino a descobrir na Arte, um modo de extravasar toda a
criatividade e a se desenvolver. O talento dele agrada muita gente e nos ensina
algumas lições.
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