quinta-feira, 3 de julho de 2014

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Coleção Amigos Especiais

A coleção Amigos Especiais procura valorizar a diversidade e as diferenças, mostrando às crianças que todos nós, de alguma forma, somos pessoas diferentes. Nossa história de vida, nossos valores, nossos hábitos e o meio em que vivemos nos transformam em pessoas únicas e especiais. Por isso, devemos tratar a todos com o mesmo respeito que gostaríamos de receber, independentemente de nossas capacidades e de nosso talento.
Menino genial
Autor(a): Keyla Ferrari
Assunto: Amizade, cidadania, necessidades especiais e voluntariado
Descrição: Aceitar as diferenças com muito amor é uma das mensagens retratadas no livro Um menino genial, da autora Keyla Ferrari. Trata-se de uma história que pode acontecer com qualquer família. Maria Clara, uma menina de 11 anos, sonhava em ter um irmãozinho. Um dia, finalmente, seu desejo é realizado e nasce Artur, um menino muito especial. O livro procura mostrar que somos todos diferentes e, por isso, não devemos ter preconceitos e julgar, criticar ou discriminar alguém por ser diferente das outras pessoas.
Sugestões:
Atividades 1: 1ºmomento: Visita pela Biblioteca e explicação do funcionamento de cada setor. 2ºmomento: Apresentação do livro. 3ºmomento: Narração da história e apresentação das ilustrações. 4º momento: Converrsa sobre o tema tratado na história. 5º momento: Atividades complemetares: desenhos , brincadeiras e jogos.
Atividades 2: Leitura do livro; interpretação do texto, confrontando- o com a realidade em que vivem; desenhos; frases e confecção de cartazes. Produção de textos e exposição; encenações e teatros. Visita à uma família que tem um filho com síndrome de down. Socialização com os alunos.

Diogo e Olívia
Autor(a): Patrícia Secco
Assunto: amizade, cidadania, necessidades especiais e voluntariado
Descrição: Durante as férias, dois amigos descobrem, um com o outro, os hábitos da vida saudável, como comer melhor, a importância dos exercícios físicos e os horários ideais para fazê-los, como cuidar da pele, etc. No livro de atividades, as crianças, além de aprender sobre o tema, também podem colorir as ilustrações. Os direitos desta obra foram doados, pela autora, à Fundação Sobeccan.
Sugestão: 
Atividades: Leitura da história; socialização; desenho livre; álbum de fotografia, com o objetivo de registrar os momentos do projeto.

Felicidade das borboletas
Autor(a): Patrícia Secco
Assunto: Amizade, cidadania, necessidades especiais e voluntariado
Descrição: Marcela é uma menina especial que a cada dia desenvolve novas habilidades. Ela é cega, mas explica como é enxergar a felicidade com o coração.
Sugestões: 
Atividades 1: Foi feito uma contação de histórias para o dia do neto, onde participaram 20 (vinte) idosos e seus netos. Após a leitura foram lançadas as perguntas: o que é ser especial? O que nos torna especial? Depois da roda de conversa, houve um momento de carinho e afetividade com a dinâmica do fechar os olhos e se imaginar deficiente visual, e enxergar a partir do toque. Os idosos acariciaram os seus netos e em seguida os netos acariciaram seus avós.
Atividades 2: Leitura dos livros; pesquisa sobre vida e obra dos autores; dinâmicas e jogos, usando os personagens que conheceram; criação de histórias diferentes; desenhos sobre os livros, confecção e montagem de painel e elaboração de depoimentos sobre os livros e autores.
Atividades 3: A história foi contada por uma borboleta (caracterização) com os alunos de olhos vendados. Em seguida pedimos que descrevessem a sensação que tiveram com a venda nos olhos, ouvindo somente os sons. Foi ressaltada a importância de cada um dos sentidos do nosso corpo e como podemos superar a perde de um deles. Foi feita a brincadeira "caixa dos sentidos" onde as crianças adivinharam os objetos que estavam dentro da caixa e puderam vivenciar a experiência da personagem da história.

Grande dia
Autor(a): Patrícia Secco
 Assunto: Amizade, cidadania, necessidades especiais e voluntariado
Descrição: Rodrigo é um garoto especial. É um cadeirante, mas isso não o impede de participar do jogo de futebol.

João, preste atenção!
Autor(a): Patrícia Secco
Assunto: Amizade, cidadania, necessidades especiais e voluntariado
Descrição: O pequeno João descobre que tem dislexia. Todos os seus amigos e familiares vão ajudá-lo, fazendo com que se sinta capaz de fazer muitas coisas.
Sugestão: 
Atividades: Escolha e leitura do livro “João Preste Atenção”; comentário sobre o que entenderam e o que acharam de melhor na história; desenho livre do que mais gostaram de ouvir da história; roda de leitura livre com as crianças; comentário descontraído das histórias escolhidas; desenho espontâneo sobre as histórias lidas ou comentadas por eles; culminância “Álbum de fotografia ”: fotos dos momentos realizados pela oficina; parte integrante do Projeto Família-Escola; entrega dos livros infantis doados pela Fundação Educar DPaschoal para as crianças participantes da oficina; o restante dos livros foram doados à biblioteca da escola para o benefício de todos os alunos da unidade escolar.

Juliana pra lá de bacana
Autor(a): Cláudia Cotes
Assunto: Amizade, cidadania, necessidades especiais e voluntariado
Descrição: Este livro nasce de um pedido de uma poetisa de 13 anos, paciente do Hospital Infantil Boldrini. Juliana era uma menina sensível e muito feliz, apesar das privações que a doença lhe causava. Através de sua poesia, muitas crianças e adultos podem aprender a valorizar as coisas simples da vida.
Sugestão: 
Atividades: O LIVRO ESCOLHIDO FOI TRABALHADO NAS RODAS DE LEITURA, SENDO CONTADO EM CAPÍTULOS E A CADA CAPÍTULO O PROFESSOR DA TURMA DESENVOLVIA UMA ATIVIDADE, ENFATIZANDO OS VALORES. AO FINAL DA CONTAÇÃO, CADA TURMA ESCOLHEU UM POEMA PARA REALIZAR A CULMINÂNCIA DO PROJETO. NA CULMINÂNCIA COM A PRESENÇA DOS PAIS, OS ALUNOS APRESENTARAM DRAMATIZAÇÕES, DECLAMAÇÕES DE POESIAS DO LIVRO, JOGRAL, ATIVIDADES PLÁSTICAS (PINTURAS, DESENHOS, DOBRADURAS) E MÚSICAS.
Voz da estrela
Autor(a): Cláudia Cotes
Assunto: Amizade, cidadania, necessidades especiais e voluntariado
Descrição: Uma história nascida de uma parceria entre a Fundação Educar e a Associação Viva Cazuza, que fala sobre o preconceito e a falta de informação sobre a aids e como isso pode comprometer o desenvolvimento e a felicidade de uma criança.

Casa amarela
Autor(a): Keyla Ferrari
Assunto: Amizade, cidadania, necessidades especiais e voluntariado
Descrição: O livro conta a história de uma família que reside numa casa amarela e tem um filho chamado Cauã. Os pais do garoto vivem tristes e angustiados, pois o filho tem dificuldade em se comunicar com eles e com o mundo. Até que um dia, na escola de Cauã, um mímico se apresenta e a professora percebe a interação do menino com ele. Como esta história vai mudar?
Atividades 1: Apresentação da história através de questionamentos, levando em consideração os conhecimentos e experiências dos alunos sobre o assunto. Os alunos acompanharam a leitura do livro em mãos, sendo utilizado como recurso as ilustrações ampliadas. Confecção de um varal deixado na sala de aula. Música com sinais: alfabeto da Xuxa; atividades de mímica e atividades para executar ações utilizando placas de orientações.
Atividades 2: Leitura compartilhada; interpretação da história; transformação para história em quadrinhos e palestra com um deficiente visual.

Menino genial
Autor(a): Keyla Ferrari
Assunto: Amizade, cidadania, necessidades especiais e voluntariado

Descrição: Aceitar as diferenças com muito amor é uma das mensagens retratadas no livro Um menino genial, da autora Keyla Ferrari. Trata-se de uma história que pode acontecer com qualquer família. Maria Clara, uma menina de 11 anos, sonhava em ter um irmãozinho. Um dia, finalmente, seu desejo é realizado e nasce Artur, um menino muito especial. O livro procura mostrar que somos todos diferentes e, por isso, não devemos ter preconceitos e julgar, criticar ou discriminar alguém por ser diferente das outras pessoas.
Atividades 1: 1ºmomento: Visita pela Biblioteca e explicação do funcionamento de cada setor. 2ºmomento: Apresentação do livro. 3ºmomento: Narração da história e apresentação das ilustrações. 4º momento: Conversa sobre o tema tratado na história. 5º momento: Atividades complementares: desenhos , brincadeiras e jogos.
Atividades 2: Leitura do livro; interpretação do texto, confrontando- o com a realidade em que vivem; desenhos; frases e confecção de cartazes. Produção de textos e exposição; encenações e teatros. Visita à uma família que tem um filho com síndrome de down. Socialização com os alunos.

Bicho-carpinteiro
Autor(a): Cláudia Cotes

Assunto: hiperatividade, arte, criatividade.

Descrição: Rafael tem muita energia para brincar e não consegue ficar parado nem um minuto. A escola, os pais e alguns profissionais ajudam o menino a descobrir na Arte, um modo de extravasar toda a criatividade e a se desenvolver. O talento dele agrada muita gente e nos ensina algumas lições.

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