quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Dinâmica para reuniões.

Peixe no aquário

Objetivo da dinâmica: Desenvolver o raciocíno lógico, o sentido reflexivo e crítico, de tal maneira que possam tornar-se cidadãos conscientes de seus deveres.
Comparar diferenças e igualdades.


Faça um painel de um aquário coloque a música Peixe vivo para os professores ouvirem e peça que cantem juntos...
Entreguem aos professores um pedaço de papel sulfite e peça-lhes que desenhem um peixinho, como desejarem, pintem e depois recortem.
peça que assim que terminem fixem seu peixinho no aquário.
Após todos fixados, peçam para que eles observem o que realizaram e manifestem o que entenderam sobre a atividade... deixe-os à vontade para fala...

Importante! Se necessário, vá conduzindo a conversa para o lado da moral, da ética, do respeito às diferenças individuais.
Pergunte:
Todos os peixinhos estão iguais? (não)
Por que são diferentes?
(porque somos diferentes, temos gostos diferentes, habilidades diferentes, conhecimentos diferentes)
Todos os peixinhos estão indo para o mesmo lado? (não) Porque?
(porque temos objetivos, metas e sonhos diferentes, caminhamos por caminhos diferentes, viemos de família diferentes, etc...)

Mas apesar de todas estas diferenças todos são iguais nas suas necessidades de sobrevivências.

Como a gente pode transferir estas idéias para a vida escolar?
(aquário = escola; peixes = alunos, professores, funcionários e pais).

Como convivermos juntos, sabendo lidar com estas diferenças, em casa e na escola?




Nenhum comentário:

Postar um comentário