Peixe no aquário
Objetivo da dinâmica: Desenvolver o raciocíno lógico, o
sentido reflexivo e crítico, de tal maneira que possam tornar-se cidadãos
conscientes de seus deveres.
Comparar diferenças e igualdades.
Faça um painel de um aquário coloque a música Peixe vivo
para os professores ouvirem e peça que cantem juntos...
Entreguem aos professores um pedaço de papel sulfite e
peça-lhes que desenhem um peixinho, como desejarem, pintem e depois recortem.
peça que assim que terminem fixem seu peixinho no aquário.
Após todos fixados, peçam para que eles observem o que
realizaram e manifestem o que entenderam sobre a atividade... deixe-os à
vontade para fala...
Importante! Se necessário, vá conduzindo a
conversa para o lado da moral, da ética, do respeito às diferenças individuais.
Pergunte:
Todos os peixinhos estão iguais? (não)
Por que são diferentes?
(porque somos diferentes, temos gostos diferentes,
habilidades diferentes, conhecimentos diferentes)
Todos os peixinhos estão indo para o mesmo lado? (não) Porque?
(porque temos objetivos, metas e sonhos
diferentes, caminhamos por caminhos diferentes, viemos de família diferentes,
etc...)
Mas apesar de todas estas diferenças todos são iguais nas
suas necessidades de sobrevivências.
Como a gente pode transferir estas idéias para a vida
escolar?
(aquário = escola; peixes = alunos, professores,
funcionários e pais).
Como convivermos juntos, sabendo lidar com estas diferenças,
em casa e na escola?
Nenhum comentário:
Postar um comentário