segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Atividades com o tema a família

Atividades para Educação Infantil 







ATIVIDADES DE PORTUGUÊS 1º ANO E 2º ANO

CICLO DE ALFABETIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL I

PARLENDA:
CADÊ O TOUCINHO
QUE TAVA AQUI?

O GATO COMEU.
CADÊ O GATO?
FUGIU PRO MATO.
CADÊ O MATO?
O FOGO QUEIMOU.
CADÊ O FOGO?
A ÁGUA APAGOU.
CADÊ A ÁGUA?
O BOI BEBEU.
CADÊ O BOI?
TÁ CARREGANDO MILHO.
CADÊ O MILHO?
A GALINHA COMEU.
CADÊ A GALINHA?
TÁ BOTANDO OVO?
CADÊ O OVO QUE ESTAVA

AQUI?











TRAVA-LÍNGUA

CROCOGRILO – GRILO?
CROCODRILO – DRILO?
CROCODILO – DILO?
CROCODILHO – DILHO?
COCODÍLIO – DÍLIO?




SERÁ QUE NINGUÉM ACERTA O NOME DO CROCODILO ODÍLIO?

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Método de alfabetização

Método das palavras geradoras (Paulo Freire)

As palavras geradoras: o processo proposto por Paulo Freire inicia-se pelo levantamento do universo vocabular dos alunos. Através de conversas informais, o educador observa os vocábulos mais usados pelos alunos e a comunidade, e assim seleciona as palavras que servirão de base para as lições. A quantidade de palavras geradoras pode variar entre 18 a 23 palavras, aproximadamente. Depois de composto o universo das palavras geradoras, apresenta-se elas em cartazes com imagens. Então, nos círculos de cultura inicia-se uma discussão para significá-las na realidade daquela turma.
A silabação: uma vez identificadas, cada palavra geradora passa a ser estudada através da divisão silábica, semelhantemente ao método tradicional. Cada sílaba se desdobra em sua respectiva família silábica, com a mudança da vogal. (i.e., BA-BE-BI-BO-BU)
As palavras novas: o passo seguinte é a formação de palavras novas. Usando as famílias silábicas agora conhecidas, o grupo forma palavras novas.
A conscientização: um ponto fundamental do método é a discussão sobre os diversos temas surgidos a partir das palavras geradoras. Para Paulo Freire, alfabetizar não pode se restringir aos processos de codificação e decodificação. Dessa forma, o objetivo da alfabetização de adultos é promover a conscientização acerca dos problemas cotidianos, a compreensão do mundo e o conhecimento da realidade social.
Sugestão de leitura para o professor:
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade.  Rio de Janeiro, Paz e Terra.

Avaliação
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada  oral e coletivamente,  enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
Nesta aula o professor deverá avaliar não só a formação de palavras que os alunos conseguirão criar a partir das sílabas, mas, sobretudo, na participação dos alunos durante o debate a respeito da temática sugerida, já que o método das palavras geradoras consiste, principalmente, na formação crítica da realidade dos adultos.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15152