segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

A ÁGUA - 1º ANO

JÁ USEI E FOI ÓTIMO!!!


Expliquei em um cartaz, assistimos a turma da clarinha (Ciclo da água), e depois visitamos a estação de tratamento da água EMBASA da nossa cidade. 
O importante foram ver como a água chegava do rio e como saia para as casas e como era demorado e que era necessário muitos produtos para chegar aquele resultado eles amaram o passeio e perguntava sobre tudo e fazia comparação com o filme, por exemplo eles perceberam que tinha uma caixa no alto e perguntaram ela que fica a água limpa que vai pra nossas casas?

Enquanto assistíamos o filme tinha um aluno que saia do lugar para comparar a informação do filme com a do cartaz achei lindo!

O ciclo da água (Turma da Clarinha)



Filme infantil - A água é um mundo fantástico





ATIVIDADES







domingo, 19 de fevereiro de 2017

ÁGUA (PROJETO MATERNAL)



TURMA: Maternal II

PROBLEMATIZAÇÃO/TEMA CENTRAL: 

Nos tempos atuais é imprescindível que a educação de forma interdisciplinar aborde o meio ambiente para que as crianças conheçam e valorizem as leis da natureza, e acima de tudo aprendam a cuidar dos nossos recursos naturais promovendo o desenvolvimento sustentável. o trabalho com o tema “água, fonte de vida” que se propõe aqui, deverá apresentar para as crianças uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água.

EIXOS TEMÁTICOS:
 Artes, Matemática, Natureza e Sociedade, Linguagem Oral e Escrita, Tecnologias, Música

OBJETIVOS:
Oferecer aos alunos a possibilidade de apropriar-se de conhecimentos sobre a água, sua importância para o planeta e para a saúde; ajudar a preservar esse recurso natural, evitando o desperdício e uso indevido.
 IDADE: 3 ANOS


ESTRATÉGIAS:

Conversando sobre a água
Material: Imagens em que a água esteja presente (salgada: mar; doce: lagoa, rio, cachoeira, piscina, chuveiro, mangueira etc.).

Proposta: Organizar as crianças em roda e, no centro, disponibilizar as imagens. Pedir que as crianças observem e falem sobre cada imagem. Lançar as seguintes questões: a) O que estas imagens têm em comum? b) O que aparece em cada cena? c) A água é importante? d) Por quê? e) Como a água aparece na natureza? A chuva é importante? Por quê? f) Quem já tomou banho de mar, lagoa, rio? Como foi? g) Quais os cuidados que precisou tomar?
Um dos principais hábitos de higiene é o banho.
Precisamos da água todo dia, o tempo todo! Peça que os pais enviarem no outro dia roupa de banho, toalha  à escola para tomar banho!



Onde podemos também encontramos água?

Água no nosso corpo - Para explicar aos pequenos que em nosso corpo também tem água, coloque uma cartolina no chão, desenhe o contorno de uma das crianças, agora junto com a turminha ponte apenas 70 % do corpo, exemplificando a quantidade de água presente no nosso organismo:


 A água nas frutas e verduras - A água também está presentes em alimentos saudáveis como frutas e verduras, você pode fazer uma lista com as frutas ou construir um gráfico com a fruta preferida da turma. 




Água na natureza: Jardim - Na natureza encontramos muita água, mas é preciso cuidar! As flores também precisam da água para continuarem vivas. Num primeiro momento você pode fazer flores com forminha de papel, use para o miolo bolinhas de papel crepom feito pelos alunos, lantejoulas, glitter use disponha diversos materiais e deixem que usem a imaginação:

Outras sugestões:

Plante flores junto com a turma, em pequenos vasos, vai ficar lindo! Mas não esqueça de explicar a turma que a flor não vai nascer se não regada todos os dias e que ela também precisa da luz do sol para nascer e dar flores lindas!

Fazer um vaso antidengue! (Explique que o mosquito adora a água parada para se reproduzir)
Passo a passo do vaso antidengue 
 
Música Sementinha: - vídeo para professora
 Uma sementinha plantada no chão
         Dormia um sono sossegado e bom
         Veio a chuva...
         O sol brilhou
         E a sementinha mexeu, mexeu, mexeu e acordou!
         Esticou os braços, estava muito apertada
         Levantou os galhos e ficou agitada
         Cresceu, cresceu,  subiu no varal
         E cheinha de flores alegrou o quintal!
                   Música- Eu vou crescer, eu vou crescer
                   Crescer, crescer, crescer para Jesus
                   E quando eu estiver deste tamanho assim
                   Eu quero trabalhar pra meu Jesus sem fim!
                            Trá lá lá lá, trá lá lá
Poesia Sementinha:
  A água do Mar - Na roda de conversa discutir com a turma sobre como é a água do mar, porque ela tem um gosto diferente da água da sua casa. Fazer junto com as crianças uma lista de animais que vivem no mar e precisam da água salgada para sobreviver.
Cante com a turma músicas que falem de água como: PEIXE VIVO!
Vamos fazer um peixe? Use recorte, pintura com os dedos e alinhavo
Se preferir, monte um painel com as crianças com peixes variados: 

Matemática - Vamos pescar e realizar a contagem dos peixes




 Alguns animais vivem no gelo como os pinguins, conversar sobre que tipo de animal é o pinguim, o que ele come, como ele vive, fazer um pinguim usando garrafa pet, papel, algodão e penas:

Vamos fazer um boneco ecológico? Pegue uma meia calça, corte, coloque alpiste no fundo e depois pó de serragem dentro da meia formando uma bola. Amarre bem, faça a caretinha como desejar (olhos, nariz e boca). Pronto! Agora é só molhar bem, todos os dias que o alpiste vai  nascer e formar o cabelo!
Como acontece a chuva? Faça junto com as crianças em forma de cartaz ou livro:



O que precisamos no dia que chove? Trazer para escola objetos que precisamos no dia de chuva e fazer um passeio pela escola



A CONTAMINAÇÃO DA ÁGUA
Em roda de conversa, reúna as crianças e explicar que não é todo tipo de água que pode ser consumido - daí a necessidade de se evitar o desperdício, utilizando tal recurso de forma consciente.
A água está poluída quando não reúne as condições adequadas para seu uso.
Causas
  • Os rios e os lagos são poluídos pelo lixo e os restos de produtos químicos que neles são lançados.
  • Quando a água dos rios se encontra com água do mar, esta também se contamina e provoca a intoxicação dos peixes.
  • Outra causa da contaminação que sofrem os mares são os barcos que transportam petróleo; quando estes barcos sofrem acidentes, os produtos que transportam vão para o mar.
  • Os oceanos foram utilizados durante muitos anos como desaguadouros de lixo e destroços químicos.

Nunca se esqueça
  • Os sabões e produtos de limpeza contaminam a água.
  • Os resíduos de plástico, matam um milhão de animais ao ano. As aves marinhas colocam o bico nas argolas de plástico e se afogam. As tartarugas marinhas pensam que sacos plásticos são comida, comem e também morrem, algumas espécies estão em extinção, converse sobre o tema depois você pode fazer com a turma as tartarugas sem nenhum lixo no mar!
 

 



Oriente a turma a pesquisar com as famílias em jornais, revistas ou na internet assuntos relacionados à água, como a poluição, doenças que podem ser causadas pelo consumo de água contaminada por alguma substância, as inundações provocadas pelas chuvas.
Com as informações que trouxerem montem um cartaz.

 O que temos feito para ajudar o meio ambiente? Converse sobre o tema e monte um painel!
 SUA MISSÃO

  • Nunca jogue lixo na praia.
  • Recolha os sacos plásticos e as latas que encontrar perto do mar, de um rio..., e jogue em um lugar apropriado.
  • Se você possui um cachorro, não deixe fazer necessidades em um rio, pois contaminará a água.
  • Peça à mamãe ou ao papai para ajudarem a retirar os anéis e as tampinhas plásticas dos refrigerantes. muitos animais serão salvos.
  • Se você conhece algum adulto que goste de pescar, peça-lhe para que não jogue o fio velho de pesca na água, pois os peixes se enroscam e morrem.
  • Quando estiver com seus amigos na praia, organize um multirão de limpeza. Você se sentirá bem e estará ajudando a salvar as nossas praias.

Pesquisem figuras e monte um cartaz .


fontes:
REVISTA EDUCAÇÃO INFANTIL, EDITORA EDIBA;

 http://professorajuce.blogspot.com.br/2014/02/projeto-agua-para-maternal-ii.html