quinta-feira, 15 de outubro de 2015

PROJETO: AQUARELA

ESSE PROJETO CRIEI EM 2014 E ESTE ANO ESTOU TRABALHANDO EM OUTRA ESCOLA TAMBÉM DE EDUCAÇÃO INFANTIL ENTÃO REALIZAMOS NA ESCOLA FOI MARAVILHOSO ATE HOJE A MÚSICA É LEMBRADA POR TODOS.



Projeto: “Aquarela”



Projeto: Aquarela
Público-alvo: Crianças de 04 e 05 anos

Justificativa:

No propósito de trabalhar Artes, música e movimento foi escolhida a música “Aquarela”, Vinicius de morais, uma música inspiradora e da qual é possível extrair uma série de elementos que vão de encontro aos componentes curriculares.
A música é um importante meio de expressão, além de ser uma área do conhecimento que se relaciona com outras formas de expressão. Por meio da música, seja na apreciação, seja na produção, a intencionalidade do trabalho é o provocar emoções, estimular a memória, a concentração, além de desenvolver o movimento corporal ritmado.
O movimento faz parte da vida da criança, antes mesmo de seu nascimento, Ao movimentar-se, ela expressa sentimentos, emoções e pensamentos, ampliando as possibilidades do uso significativo de gestos e postura corporais.
A arte é uma forma de expressão e de comunicação, além de ser uma linguagem importante no universo infantil. Por meio da apreciação, da reflexão e do fazer artístico. Ocorre o desenvolvimento da criatividade, da percepção estética e da sensibilidade. Outro ponto importante nas artes visuais é o fazer artístico, pois, ao criar, a criança produz, por meio de desenho, colagens e outras formas artísticas, o seu próprio desenvolvimento pessoal. A reflexão que se dá tanto no fazer artístico quanto na apreciação proporciona o diálogo com outras áreas do conhecimento.
Eixo curricular a serem trabalhados:
·        Música;
·        Arte;
·        Movimento;


AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através da participação, observação das crianças e envolvimento dos mesmos, tendo o objetivo de analisar o trabalho, verificar se houve aprendizado e ao mesmo tempo verificar se a metodologia foi satisfatória.

Conteúdos a serem trabalhados:

MÚSICA

Objetivo específico:
Proporcionar momentos de descontração (relaxamento) e reflexão, de modo a desenvolver a sensibilidade musical.

Conteúdos:

·         Desenvolver memória musical.
Canto e acompanhamento musical.

MOVIMENTO

Objetivos:

·         Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal expressando emoções;

Conteúdos:
Participação em situações que integrem musicais, canções e movimentos corporais.
   
ARTES

Objetivos:
  • Interessar-se pelas próprias produções e pelas de outras crianças.
  • Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar as possibilidades de se expressa e comunicar.
  • Desenvolver a autonomia.
·         Estimular a imaginação e a criatividade através de diversas técnicas artísticas.

Conteúdos :

·         O fazer artístico.
·         Ampliem a percepção visual e auditiva.
·         Exploração e manipulação de diferentes materiais.
·         Observação e identificação de imagens diversas.

Encaminhamento do trabalho:

Música

Apresentação da letra da música e refletir sobre a mensagem que a letra traz.
Coloque a música para tocar e pergunte aos alunos o que eles acharam da música ao ouvi-la.
Explicar o projeto “Aquarela” e apresentar o clip da música.
Organização de momentos de cantoria.

Movimento
·         O professor irá apresentar a um clip da coreografia da música chamando a atenção para a expressão corporal da criança e depois todos serão convidados a expressar-se através da música Aquarela.
Arte

·         A música será dividida em várias partes e distribuída a cada sala de aula. O professor irá fazer um cartaz e fazer à leitura da estrofe correspondente a turma e explicar que deverão representar as cenas que o refrão da música sugere de diferentes formas (possibilitar diferentes materiais para que os mesmos possam usar de suas criatividades e criar as obras de artes) e orienta-los em suas produções.

Culminância do projeto:
Será organizada no dia 26 de agosto:
·         Onde acontecerá uma exposição cada sala com o seu texto com sua produção artística da música Aquarela.
·         Apresentação do coral e o encerramento será a coreografia realizada pelos alunos da escola.



ORIENTAÇÕES PARA OS PROFESSORES DE CADA EIXO CURRICULAR


SUGESTÃO PARA O TRABALHO DE LETRAMENTO






 CAÇA-PALAVRAS


ESTUDO DA PALAVRA


CRUZADINHA


 ESTUDO DA PALAVRA



 DITADO RECORTADO

BINGO









slide 1º Reunião Pedagógica